quarta-feira, 3 de novembro de 2010
PARTITURA DA MARCHA HINO "GLÓRIA A KARDEC" E A TRAJETÓRIA DA MÚSICA MEDIÚNICA
PARTITURA DA MARCHA HINO “GLÓRIA A KARDEC” E A TRAJETÓRIA DA MÚSICA MEDIÚNICA
1 – PARTITURA DA MARCHA HINO “GLÓRIA A KARDEC”, COM ARRANJO PARA PIANO DO MÚSICO SYLVIO TANCREDI.
Atendendo sugestões de alguns músicos espíritas, estamos divulgando, para disseminação na seara espírita e execução nas festividades do Movimento Espírita, a partitura da marcha hino “Glória a Kardec”.
Essa música foi apresentada neste blog no mês passado. A autoria da música é do Espírito do famoso músico John Philip Sousa. A letra é do Espírito Manuel de Abreu. Elas foram recebidas pelo médium musical Jorge Rizzini. A execução é da notável Banda Sinfônica e Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
NOTA: Por favor, se houver alguma dificuldade em baixar essa partitura e salvá-la em seu computador, solicite-a para ge.zielandrade@hotmail.com que a enviaremos por e-mail.
ORIGEM DA MÚSICA MEDIÚNICA
As manifestações musicais dos Espíritos, através de médiuns, começaram já na época de Allan Kardec.
Ele estava realizando a codificação do Espiritismo, quando ocorreu a manifestação marcante do Espírito de Mozart. Este famoso músico ditou ao excelente médium, o senhor Bryon-Dorgeval, um fragmento de sonata.
O médium submeteu a diversos artistas a avaliação da peça musical recebida, sem, porém, lhes indicar a origem. Todos reconheceram nela, sem hesitação, o cunho de Mozart.
A senhorita Davans, aluna de Chopin e distinta pianista, executou a música na sessão da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, de 8 de abril de 1859, na presença de numerosos conhecedores.
Todos reconheceram não só a perfeita identidade com as músicas de Mozart, mas também que essa sua composição espírita era superior.
Depois do falecimento de Allan Kardec, diversos outros Espíritos de músicos transmitiram aos homens as suas novas composições musicais, através de diferentes médiuns.
Léon Denis analisou em seu notável livro “NO INVISÍVEL: Espiritismo e Mediunidade”, diversas manifestações musicais dos Espíritos, através de médiuns.
Ernesto Bozzano, na Terceira Parte de seu excelente livro “Fenômenos Psíquicos no Momento da Morte”, analisou 30 casos da Música Transcendental.
A EXTRAORDINÁRIA MÉDIUM MUSICAL INGLESA ROSEMARY BROWN
A partir de 1964, a mediunidade musical de Rosemary Brown tornou-a mundialmente famosa. Os meios de comunicação ingleses passaram a noticiar o seu recebimento de composições inéditas de Espíritos de músicos que foram famosos na vida terrena.
Entre eles estavam os Espíritos de Franz Liszt, Chopin, Schubert, Beethoven, Bach, Brahms, Schumann, Debussy, Grieg, Berlioz, Rachmaninoff e Monteverdi.
O interessante é que a médium não tinha educação musical e não conhecia composição de músicas, nem orquestração.
Os Espíritos lhe disseram que a finalidade dos seus trabalhos musicais era mostrar aos homens que a morte física é apenas uma transição para um outro estado de consciência, no qual a alma conserva sem alteração a sua individualidade.
Com esse trabalho mediúnico, a médium reuniu mais de 400 peças musicais, contendo canções, composições para piano, quartetos, óperas, concertos e sinfonias.
Com a grande repercussão desse trabalho de música mediúnica, Rosemary recebeu o aval de músicos famosos como Mary Firth, Richard Rodney Bennet e Leonard Bernstein.
JORGE RIZZINI: NOTÁVEL MÉDIUM MUSICAL BRASILEIRO
Jorge Rizzini foi um extraordinário médium musical brasileiro. Ele difundiu a música mediúnica no Movimento Espírita.
Esse trabalho tornou-se possível após ter captado, através de sua mediunidade musical, inúmeras músicas inéditas compostas e transmitidas pelos Espíritos de Lamartine Babo, Ataulfo Alves, Ary Barroso, Francisco Alves, Noel Rosa, Verdi, Puccini, Carlos Gardel, Duke Ellington, John Philips Sousa, dentre muitos outros.
Como essas manifestações musicais dos Espíritos tinham os mesmos estilos marcantes que identificavam os compositores quando encarnados, Jorge Rizzini decidiu divulgá-las para o grande público.
Para isso, realizou os surpreendentes e comoventes Festivais de Música Mediúnica, com a participação de diversos músicos famosos.
Jorge Rizzini sempre deixou bem claro que a sua participação no recebimento dessas músicas, era apenas como médium musical. Dizia:
“Nunca estudei música; não toco nenhum instrumento, nem de ouvido; não sei escrever música; não canto; e, pior ainda, não sou afinado!”
E quanto à finalidade das músicas mediúnicas que recebeu dos Espíritos, Jorge Rizzini afirmava:
“A música mediúnica é mais uma prova incontestável de que a morte mata apenas o corpo, mas não mata a consciência, como muito bem acentuou o Espírito Aderaldo em um de seus poemas que tive a honra de psicografar.”
MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS DE MARIA LÚCIA E ANTONIO CARLOS SOUSA, A RESPEITO DA MARCHA HINO “GLÓRIA A KARDEC” E DA SITUAÇÃO DA MÚSICA MEDIÚNICA ATUALMENTE NO MOVIMENTO ESPÍRITA.
DEPOIMENTO DE MARIA LÚCIA, da Casa do Caminho Meimei, de São Paulo-SP.
É uma pessoa muito atuante na música mediúnica.
Escreveu-nos o seguinte:
“Adoro essa música.
Muitos espíritas ainda precisam conhecer essas belezas de músicas mediúnicas.
Mas ainda pouco ênfase se dá às musicas mediúnicas.
Por isso, sempre falo de Rizzini e do seu trabalho junto com os músicos do além!
Não sei como as pessoas falam de arte espírita e não falam das músicas mediúnicas.
Mas, como dizem os Espíritos, tudo é uma questão de sensibilidade.
O espírita já despertou para os livros psicografados. Vemos médiuns e mais médiuns, romances, mensagens. Tudo vende, tudo ajuda as pessoas, embora muitos criticavam os médiuns novos.
Mas ninguém segurou a mediunidade. O trabalho tinha que florescer na Terra.
Agora falta esse despertar com relação à música mediúnica, porque ela não é composição do médium; não é o médium que cria; ela vem pronta!
Por que Deus permitiria que essa plêiade de cantores e compositores viessem realizar esse trabalho no Brasil com seus respectivos médiuns?
É porque é chegada a hora. “As pedras falam”: os Espíritos envolvidos na lei de amor virão cada vez mais à Terra para ajudar a humanidade. E essa é uma forma belíssima. É para quem tem ouvidos de ouvir.
Já está acontecendo isso na área das músicas mediúnicas. Já surge aqui, ali, acolá. Por toda parte estamos vendo médiuns, até às vezes sem saber ou entender, recebendo músicas e pensando que é ele que está fazendo. E algumas pessoas já estão compreendendo o que é que está acontecendo.
Um dos entraves para os espíritas, eu acho que é o medo e o preconceito de destacar um determinado médium que realiza um determinado trabalho.
Penso que o médium sério só quer divulgar o seu trabalho, mostrar a luz que carrega nas mãos. Mas, normalmente, é mal interpretado e entendido. Ele recebe uma força de algum lugar e faz tudo o que pode e que está ao seu alcance.
Penso que “a candeia debaixo do alqueire” se refere a esses acontecimentos com a mediunidade. Por que colocar a luz debaixo da mesa, quando tantos precisam dela?
Quando a Dona Marta, do Grupo Noel, me procurou para dizer quem estava à frente das musicas mediúnicas que eu recebia, ela disse que antes fez uma pesquisa sobre mim com três Espíritos. Ela estava certa. E isso mesmo que o espírita deve fazer. Foi isso que Kardec ensinou: pesquise. Porque apenas dizer não e criticar é uma postura fácil e bitolada, não é mesmo?
Fiz a harmonização num Grupo Espírita. A espiritualidade me passou as músicas que eu cantaria. Foram seis músicas de vários estilos. Foi um trabalho totalmente mediúnico. Fui apenas um instrumento, para que a espiritualidade passasse seu recado. Alguns médiuns videntes até vêem Espíritos com instrumentos me acompanhando, porque normalmente me apresento da seguinte forma: "Lucia, voz e os Espíritos". Não tenho alguém para sempre me acompanhar. Não posso pagar.
Com certeza o nosso querido Jorge, não está em uma poltrona, olhando o céu e sim do nosso lado continuando a sua luta, agora diretamente com os Cantores do Além!
E todos os sucessos que teremos será fruto da luta!
Eis alguns trechos de músicas mediúnicas:
Caminhar é uma opção
De quem quer chegar.
É falar ao coração
De quem quer escutar...
Vamos dar as boas vindas
Pra quem vem nos assistir
E cantar com alegria!
Porque estamos aqui,
Fazendo o nosso show!
Cantando de verdade
Que a vida continua.
Que felicidade!
E você que está me ouvindo,
Caia na real!
Ninguém acaba com a morte
Pois voltamos do astral.
A nossa ponte é
A mediunidade!
Abençoada oportunidade!
Abraços, Maria Lúcia.”
DEPOIMENTO DE ANTONIO CARLOS SOUSA, de Diadema-SP.
É uma pessoa dedicada à música mediúnica.
Mantém o site: www.tramavirtual.com.br/deumpoucodesi onde encontra-se disponível para download gratuito o CD "Coração Fraterno" (Pelo Espírito Poeta Armando de Vilas).
Escreveu-nos o seguinte:
“Na música mediúnica dois aspectos devem ser considerados sob o meu ponto de vista:
1. A mensagem da espiritualidade contida na letra.
2. A música (arranjo musical e melodia). Ela contribui de forma significativa para atrair o interesse do ouvinte e consequentemente difundir a mensagem da letra.
Esses dois aspectos harmonizados irão sensibilizar e tocar corações.
A música mediúnica é de grande importância para o movimento espírita:
• Para a espiritualidade revelar as vicissitudes dos espíritos (exemplo da música mediúnica “Mudanças Radicais” do Espírito de Tim Maia e recebida pela médium Marli Simões Fabris);
• Servir de esclarecedor e consolador para muitos encarnados;
• E para a evolução da música terrena, em razão dos compositores espirituais já terem tido suas experiências no plano terreno, fato que contribui para a coerência na transmissão da mensagem e da partitura musical.
A Marcha Hino "Glória a Kardec" atende aos dois aspectos já mencionados. Acrescentando: a veneração a Allan Kardec, através da letra, corrobora a importância de sua missão, não só para os espíritos encarnados, mas também para os espíritos desencarnados.
Quanto à partitura musical, a marcha por si só desperta sentimentos patrióticos.
Acredito que o autor teve essa intenção pelo fato de Allan Kardec ter cumprido a sua missão. Assim sendo, os mártires devem ser reverenciados.
Quanto à complexidade da partitura musical não posso tecer comentários, por não ter formação para tanto; apenas registrando que a harmonia é agradável aos meus ouvidos.
Abraços, Antonio Carlos.”
EXEMPLOS ATUAIS DO CULTIVO DA MÚSICA ESPÍRITA NO MOVIMENTO ESPÍRITA
IX FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA
A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba irá realizar o IX FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 13 de novembro de 2010, no Centro Espírita Uberabense, em Uberaba-MG.
O IX FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Comemorar o Centenário de Nascimento de Francisco Cândido Xavier.
O IX FEMEU conta com o apoio da: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Arte Espírita; da FEB – Federação Espírita Brasileira; da empresa TOP SOM; Livraria Espírita Emmanuel; do Centro Espírita Uberabense; dos artistas plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG) e Julio Cesar Chiovatto (Caldas Novas); das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da empresa de publicidade SOLIS; da Câmara Municipal de Uberaba, e do jornal A Flama Espírita.
As inscrições estão abertas de 13 de setembro à 22 de outubro.
Os vencedores receberão:
1º Lugar: (01 violão, 01 troféu e livros espíritas)
2º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)
3º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)
Melhor Arranjo: (01 troféu e livros espíritas)
Melhor Letra: (01 troféu e livros espíritas)
Melhor Intérprete: (01 troféu e livros espíritas)
Melhor Música Eleita pelo Público Presente: (01 troféu e livros espíritas)
Neste ano, o IX FEMEU será em âmbito nacional e fará parte das comemorações do Centenário de nascimento de Chico Xavier.
Para conhecer a história de todos os festivais de música de Uberaba, acesse o site: http://femeu.blogspot.com/.
Solicite o Regulamento e a Ficha de Inscrição do IX FEMEU pelo e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelos telefones: (34) 3322-2140 ou (34) 9969-7191, com Luiz Carlos de Souza.
FEMEU NO YOUTUBE
Você pode assistir no site do youtube (www.youtube.com.br) todas as músicas do VII e VIII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba.
Para ouvir todas as músicas, digite a palavra FEMEU.
O VII FEMEU foi realizado no dia 27/09/2008 e o VIII FEMEU em 24/10/2009, ambos no Centro Espírita Uberabense, em Uberaba-MG.
Vale a pena apreciar!
Luiz Carlos de Souza
Coordenador do IX FEMEU
FORUM SOBRE MÚSICA ESPÍRITA
NOTA: Copie e cole o link abaixo no seu navegador
http://www.forumespirita.net/fe/estudos-mensais/%28estudo-novembro-2010%29-9835-musica-espirita-9835?utm_source=MailingList&utm_medium=email&utm_content=M%C3%BAsica+Esp%C3%ADrita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário