segunda-feira, 12 de julho de 2010
TRIBUTO DE JORGE RIZZINI AOS PIONEIROS DO ESPIRITISMO
TRIBUTO DE JORGE RIZZINI AOS PIONEIROS DO ESPIRITISMO
Foto 1: Dr. Waldo Vieira, Jorge Rizzini e Chico Xavier, numa foto em que mostra a preocupação de Rizzini em documentar para o Movimento Espírita os feitos dos pioneiros do Espiritismo.
Foto 2: Jorge Rizzini e Chico Xavier, em Nova York, em 1965, em busca do túmulo de Elizabeth Fox, pioneira nas manifestações dos Espíritos.
Foto 3: Capa do livro “Kardec, Irmãs Fox e Outros”.
O Espírito Batuíra, no Capítulo 69: Ante os Pioneiros, do livro “Mais Luz”, psicografado por Chico Xavier, Edição GEEM, nos ensina:
“Aproveitemos o que se tem feito na edificação espírita-cristã, à custa de tanto amor e de tanto sacrifício dos pioneiros de nosso movimento, para seguirmos adiante ofertando o melhor de nós para que se faça o melhor na complementação do serviço de construção da Era Nova, com o Espiritismo conduzindo o pensamento humano para mais altos destinos.”
Jorge Rizzini, em seus extraordinários esforços e serviços prestados à causa espírita, preocupou-se em ressaltar os sacrifícios feitos pelos pioneiros do Espiritismo, revelando amor e dedicação à Doutrina Espírita.
Exemplo disso encontramos no excelente livro intitulado “Kardec, Irmãs Fox e Outros”, publicado pela Editora EME, de Capivari-SP, em abril de 1994.
Entre os “Outros” do título estão: Eusápia Paladino; Senhora Piper; Fernando de Lacerda; Mirabelli; Yvonne A. Pereira; Cléobe Brandão; Patrícia dos Santos; Cornélio Pires; Rafael Gonzeles Molina; Léon Denis; Roger Perez; Augustin Lesage; Bruno Baruca; Joseph Banks Rhine; Humberto Mariotti; Frederico Giannini; e Deolindo Amorim. Além desses valorosos espíritas, aparecem ainda citados nos textos muitos outros pioneiros do Espiritismo.
Esse livro de Jorge Rizzini vai além de uma obra elaborada no conforto de um escritório doméstico. Sua contra-capa registra:
“As pesquisas de Jorge Rizzini na França e nos Estados Unidos em museus, bibliotecas públicas, arquivo de jornais e cemitérios resultaram num punhado de descobertas importantíssimas para a História Mundial do Espiritismo.”
Ainda nas “Notas Introdutórias à Vida Missionária de Allan Kardec, Jorge Rizzini esclarece:
“A vida do Codificador reconstituída por nós é o resultado de pesquisas exaustivas em jornais e livros, nacionais e estrangeiros; e de pesquisas diretas quando visitamos Lião e Paris em 1970 e 1974, a fim de realizar trabalho pioneiro: filmar e fotografar os locais onde viveu Allan Kardec; inclusive, o prédio em que desencarnou e a quadra 44 do cemitério Père-Lachaise, onde se encontram o corpo do Mestre e o de sua esposa, Amelie Boudet.”
“O documentário cinematográfico em cores (feito em 1970) é único em todo o mundo e já não é possível conseguir um outro completo pelo fato de que o prédio onde estava instalado o Instituto Técnico Rivail, na rua de Sèvres, 35, no distrito de Luxemburgo, foi demolido em 1974.”
Dessa forma, Jorge Rizzini, com esse importante livro de sua autoria, graças ao seu trabalho de pesquisador sério, competente e dedicado à causa espírita, levantou as realizações e prestou um merecido tributo aos pioneiros do Espiritismo.
Ainda, exemplificou a importância da documentação dos fatos importantes que ocorreram na seara espírita, para que o legado deixado pelos pioneiros possa ser valorizado e complementado.
Além disso, com esse trabalho formidável, Jorge Rizzini reconstituiu a historia do Movimento Espírita, desde Paris, com Allan Kardec, ressaltando as obras e homenageando grandes vultos que fortaleceram e disseminaram a Doutrina Espírita, abrindo novos rumos para o engrandecimento moral dos homens.
Graças a esse trabalho importantíssimo, os adeptos da Doutrina dos Espíritos contam com um dossiê valioso, que nos permite avaliar os sacrifícios feitos pelos pioneiros que nos legaram as maravilhas dos aspectos religiosos, científicos, filosóficos e morais do Espiritismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário